01/10/2002

EQUILIBRIO DISTANTE, O RETORNO

Sexta-feira da semana passada eu estive em Milao, 320 Km de Florença, pra resolver um pouco a minha vida e pra ver uns amigos meus que da um monte de tempo nao tinha nem notìcias. E' evidente que, como sò fiquei là até sàbado a tarde nao deu tempo pra conhecer nada, menos ainda pra tirar conclusoes.
...mas como eu sou rebelde eu tiro conclusoes quando eu quiser, do jeito que eu quiser: achei o "clima" de Milao muito parecido com o de Goiania, o fluxo de gente, a poluiçao. No fim das contas a cidade de Milao nao é assim tao grande; pouco maior que minha "Goiania-véia-sem-frontera-so". Sou doente pela minha cidade, quem me conhece sabe jà, e é muito provàvel que depois que eu terminar minha faculdade de Psicologia aqui em Florença (que mesmo sendo uma senhora currutela nao deixa de ser uma currutela: 500.000 habitantes mais ou menos) eu me mude ou prà Roma ou prà Milao.
Roma é linda, nao tem que acrescentar nada. Sò de estar là uma pessoa jà se sente feliz, ou ao menos predisposta à felicidade. Milao jà é um pouco mais "pesada", a cidade "traidora", que abandona um pouco o jeito europeu de ser pra se aproximar da América, nosso capitalista, assassino, moderno e maravilhoso continente. Gosto muito de todas as duas cidades, Roma é ainda maior, mas por enquanto nao me permito uma tal decisao (onde vou morar no futuro), analiso e basta, até mesmo porque faltam quatro anos de faculdade e estàgio, mais a especializaçao (que talvez eu farei em Portugal).
Quem fala que Milao é feia (e a maioria dos italianos detestam Milao) é porque segundo minha nao tao humilde opiniao tem uma visao muito provincial, regionalista e umbigòide. A cidade é muito bonita, bem estruturada. A polenta é deliciosa, o salame muito gordo e o povo dirige muito mal. Teoricamente Milao, no norte, deveria ser mais fria, mas por uma série de razoes geograficas é realmente complicado achar um clima mais chato e difìcil que o de Florença.
Ah! Estou gripado, passo o dia todo com lenço de papel na mao, tossindo e com dor de cabeça...nao é fàcil morar aqui na Europa. Tem sò uma semaninha que està fazendo frio, estamos variando entre os 8° e os 17°, mas eu jà estou quase de cama. Imaginem quando for inverno e a temperatura variar entre -20° e 3°? Essa é uma informaçao adicional que nao deveria absolutamente fazer parte de um texto que se chama "Equilibrio distante", e està aqui sò pra evidenciar o òbvio: "nao tem lugar como nosso lar" (jà dizia a cafona da Dorothy que usa sapato com lantejoulas vermelhas mais cafona ainda).

Nenhum comentário: