01/09/2002

31/08/02: O SENHOR DOS ANEIS E DO BANCO DO BRASIL

Agora que minhas férias estao realmente acabando, isto è, oficialmente, porque férias mesmo eu nao tive, gostaria de escrever sobre uma das coisas mais importantes que fiz nesse perìodo de julho e agosto, e sobre uma “coincidencia” que aconteceu a respeito. Voces estao carecas de saber que trabalhei como uma mula e que diversao mesmo eu tive relativamente pouca. Porém eu estava lendo O Senhor dos Anéis! Jà conhecia um pouco da història, afinal de contas mexo com RPG desde que sei ler, e o primeiro filme, A Companhia do Anel, me deixou doente de curiosidade. Nao pude deixar de ler entao um dos livros mais belos e bem escritos da història do papel.
Incoveniente nùmero 1: é enorme.
…mas nao importa. Lendo o primeiro livro, o da història do filme, è fantàstico ver tudo ali de novo, ver as diferenças entre o livro e a adaptaçao (e sao muitas, realmente muitas). Quando terminei A Companhia do Anel me senti exatamente como no cinema: mas e o resto??? Nao resisti e comecei logo a ler As Duas Torres, a segunda parte da trilogia. Catàstrofes e guerras interminàveis, combatimentos històricos, reis e reinados de todos os tipos, coisas estranhas de todos os generos…mas mais estranho ainda era o que estava acontecendo com a minha coluna vertebral! Eu ficava lendo por no minimo 5 horas sentado ou deitado no sofà sem me levantar: praticamente estava sentindo no lombo todo o peso daquela història, e nesse exato momento estou realmente torto e sentindo uma dor absurda. E mesmo assim nao importa. Eu nao podia deixar de ler, nao conseguia me separar e deixar de ler o pròximo capìtulo. Aconteceu umas 4 ou 5 vezes de eu ler o dia inteiro, levantando so prà comer ou ir no banheiro. Sério, o dia inteiro, sem parar, quase 10 horas sem praticamente nenhuma interrupçao. E valia a pena.
Nao vou ficar aqui contando o que acontece no livro, mas quando terminei a segunda parte, 2 dias atràs, me deu até tristeza. Eu nao tinha mais força fìsica pra ler, pra estar ali deitado. Normalmente eu lia das 8 da noite até as 4 da manha, mas nessa ùltima semana eu começava por volta das 3 da tarde pra terminar quem sabe quando, geralmente as 6 da manha, com o Sol jà batendo na cara. Eu estava morrendo e faltava um livro inteiro! E tinha que ler! Se voces quiserem entender a urgencia tem que ler, eu nao sei explicar melhor…
…ah, é assim? Entao se tenho que ler, leio caralho! Os 3 ùltimos dias me mataram, mas no fim das contas era meu sacrifìcio pra ajudar na missao do Frodo. Eu nao podia deixa-los ali no meio do caminho, eles tinham que chegar no fim daquela aventura, e era a minha parte a de ler e de chegar ao final, fosse o que fosse. Li O Retorno do Rei em 2 dias mais ou menos, e ontem a noite, a ultima parte, foi “terrìvel”: estava lendo desde as 2 da tarde, e as 4 da manha estava quase dormindo no sofà, mas nao podia parar…eu estava suando, com fome, tinha que tomar banho, mas nao podia parar!!!
E foi assim que li o livro inteiro nas férias, e se fosse voces faria a mesma coisa. Pra mim è um daqueles livros que todo mundo tinha que ler na escola, e mesmo que o tamanho do livro assuste um pouco garanto que vale a pena. Nao fiquem esperando pelo filme, que è bonitinho, mas nao dà absolutamente idéia do que seja a Terra do Meio – Middle Earth – e as raças, as linguas e os locais.
Incoveniente nùmero 2: quando acaba parece que um mundo inteiro morreu, sumiu, acabou. Personagens e lugares que pararam de existir, gente que eu nao vou mais ver, uma sensaçao de perda muito profunda, mas com o gostinho do Vim, Vi e Venci. Fechar o livro foi dolorido.
E ontem, no exato dia que terminaria O Senhor dos Aneis, fiquei sabendo que o Banco do Brasil foi me procurar em casa, me convocando pra trabalhar! Eu tinha passado no concurso e ontem tinha chegado a minha vez de começar. Claro que eu fiquei muito contente, mas ao mesmo tempo me deu uma tristeza saber qual era meu pròximo passo: tinha que pedir pra minha mae assinar a renùncia do concurso. Eu nao quero voltar pro Brasil, ao menos nao por agora. Me senti um pouco lixo renunciando a uma coisa que no Brasil è cobiçadissima: o povo està se matando por aì por um emprego, e eu jogando fora uma vaga no BB pra ser garçon na Itàlia enquanto estudo Psicologia e de concreto no meu futuro nao tem muita coisa.
Mas uma grande causa exige grandes sacrifìcios. Minha causa nao sei bem qual è, mas como os sacrifìcios tem sido tantos imagino que deve ser uma grande causa…Pelo menos à diferenca de Frodo e daqueles da Terra do Meio eu posso usar o telefone e a internet pra me comunicar com os que ficaram em outras terras…
Viva o Blog!

Nenhum comentário: