10/01/2005

NAO AO ATO MEDICO


Coisas absurdas. Propostas absurdas que levam o status da cura e do cuidado no Brasil a idade da pedra lascada, onde o poder (ah! o poder, esse grande objetivo de vida!) era centralizado nas maos de uma elite mitica que controlava, atraves desse mesmo poder, a politica e a religiao do grupo: o corpo, o espirito, o coletivo.
No Brasil agora querem nos dar de novo em maos a uma elite controladora e detentora de poder: atraves do ato medico querem restringir a sociedade ao que era ate a Idade Media, antes do Rinascimento e da explosao Iluminista. Com esse ato criariam uma hierarquia que haveria como topo o medico, que controla, tambem politicamente, as outras profissoes de cura, restringindo suas areas de atuacao, e nao valorizando seja todo o percurso formativo, seja o progressos cientificos nas especificas areas.
Lutando contra o ato medico - ja foram entregues 500.000 assinaturas ao Presidente do Congresso Nacional, senador Jose Sarney no dia 17 de dezembro (e estao recolhendo outras 500.ooo para o mes de marco) - estao os conselhos federais e regionais de Biologia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Nutricionistas, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e de Técnicos em Radiologia. Apoiam tambem a Sociedade Brasileira de Psicologia Hospitalar, o Instituto Sedes Sapientiae, a Associação Brasileira de Odontologia, a Associação Brasileira de Naturologia e o IBO - Instituto Brasileiro de Optometria.
Todo esse post é linkado ao site oficial da luta contra o ato medico, no qual se encontram novidades a respeito, e modos de divulgar a luta, assinar e imprimir os abaixo-assinados.
PARTICIPEM MESMO SE VOCES NAO TRABALHAM OU PRETENDEM TRABALHAR NA AREA DE SAUDE: todos precisam ou precisarao de cuidados, e um sistema retrogrado e anti-etico de considerar o ser humano e seu bem estar seguramente e de interesse de todos.


Nenhum comentário: