11/03/2004

QUERO IR EMBORA ou CONCLUINDO DEFINITIVAMENTE COM A NOSSA AMIZADE

Terca-feira, 10.00 da manha, eu na casa do Federico:
- Oi Fede, como voce ofereceu eu acabei aceitando e vim usar tua impressora. To precisando de uns curriculi.
- Nossa, de boa.
E ficamos ali ate quase meio dia, quando eu tinha uma entrevista de trabalho. Antes de ir porem:
- Fede, vamos pro YAB hoje a noite? A disco e legal, e hoje universitario nao paga se chegar antes da meia noite.
- Nao vou nao, Thi. Nao gosto de la e to precisando descansar.
- Entao ta, tchau.

Terca-feira, por volta de 13.30, faculdade:
- Oi Fede, oi Lorenzo.
Lorenzo:
- Como foi a entrevista?
- De boa. Ficaram de me chamar de novo pra uma outra entrevista. Nao to botando muita fe, mas to de boa.
Tempo depois, sempre na aula:
- Fede, Lore, voces tem certeza que nao querem ir ao YAB hoje? Eu vou com um amigo meu da casa do estudante, vai ser legal.
Lorenzo:
- Hoje tem e musica house, ne? Nao gosto nao.
Federico:
- Ja te falei, Thi: to cansado e nao gosto daquele lugar.
- Entao ta.

Terca-feira,18.00, Casa do Estudante:
- Oi Kristi!
- Oi Thi. Vamos pro YAB?
- Claro. Me bota na lista com voce, ok? Estou morrendo de cansado, tive uma entrevista de trabalho hoje fora da cidade, andei mais de duas horas de bicicleta hoje.
- Voce e louco! Depois do trekking do domingo?
- Fazer o que? Preciso de um trabalho.

Terca-feira,22.00, Casa do Estudante:
Kristi:
- Thi, vou ter que acompanhar um amigo meu a pe do outro lado da cidade, pra ir buscar a namorada dele. Faz assim, a gente se ve na porta do YAB as 23.30, ok? To indo agora.
- Ok. Ate.

Terca-feira,22.10, Casa do Estudante:
- Ermanno, voce tem o cell do Kristi? Eu perdi.
- Tenho...
Kristi nao responde ao telefone, entao mando uma mensagem: "To muito cansado e me da muita preguica ir ate la a pe nesse frio e ficar esperando. A gente se organiza pra uma outra vez, ok?"

Terca-feira,23.55, Casa do Estudante:
Eu, de pijama e meias, lendo na cama, indo dormir.
Mensagem no meu cell: era Luca, um meu amigo, divide casa com o Federico e mais 3 caras.
"Umas meninas que o Fede conheceu estao chamando a gente pra ir no YAB. O Fede talvez va tambem. O que voce ta fazendo?"
E penso: eles tao brincando! Eu passei o dia insistindo! Tudo bem que as gurias chamaram, quer dizer, avisaram que vao, mas e dai? Nao posso ficar frequentando esse povo que me trata de besta.
Mando mensagem pro Luca, que me liga e me reexplica tudo.
- Entao hoje voces vao. Eu a esse ponto fico em casa mesmo.
Luca:
- Vamos fazer alguma coisa amanha! Voce vem aqui pra casa, a gente faz um esquenta e depois vai pro Red Garter, que tal?
- Beleza, me liga depois das 16.00 amanha pra gente combinar tudo.
Ligo pro Federico:
- Que historia e essa que voces vao pro YAB? Agora que a lista nao vale mais que voces me falam? Custa 16 euro, voce sabe?
- Sao os meninos que estao insistindo, eu nao to querendo ir.
- Mas eles, hein? Nao podiam me falar antes, ou aceitar quando eu chamo?
- O que que eu posso te falar...
- Mas voce tambem, hein?! Nao podia decidir antes?
- O que que eu posso dizer?
- Nada.
- Voce tem razao ehehehe.
E eu, ja chateado com a situacao:
- Ehehehe Obrigado...

Quarta-feira, 09.05, aula:
Lorenzo e Federico, que sempre chegam antes de mim, nao vieram a aula. Minha obvia conclusao: "Foram ao YAB". Voces nao imaginam a raiva...Me senti tao desprezado que nem sei explicar. Pelo Lorenzo tudo bem, mas pelo Federico?!
Tudo bem...

Quarta-feira, 12.00, corredor da faculdade:
- Oi Thi!
- Oi Lorenzo - enquanto penso "voce deveria explodir aqui na minha frente" - Cade o Federico? Por que voces nao vieram a aula hoje?
- Porque eu sai ontem, tava muito cansado.
- O Fede foi dancar tambem?
- Nao. Ficou la em casa. E nao sei porque nao veio. Ficou la dormindo. Tenho que ir, tenho outra aula.
- Te mais entao.

Quarta-feira, 13.30, corredor da faculdade:
Estava esperando um professor pra poder falar sobre minha tese. Ele nao me recebe depois de eu ter esperado das 11.00, fim da minha aula, as 13.30. Eu, grilado, tento ligar pro Federico do orelhao, mas o cell dele chama, chama e nao atende. Mais tarde mando uma mensagem: "Onde voce ta enfiado que nao responde nem ao cell? E pra hoje a noite, ta de pe? To esperando o Luca me ligar depois das 16.00".

Quarta-feira, 18.00, Casa do Estudante:
- Oi Thi, sou o Fede.
- Oi Fede.
- Vem aqui pra casa na hora da janta; nao precisa trazer nada nao. Ai vamos todo mundo pro Red.
- Beleza. O que voce ficou fazendo hoje em casa? Voce nao saiu ontem?
- Sai nao. Tava muito cansado, fiquei dormindo.
- Te liguei e voce nao atendeu.
- Hoje de manha tava dormindo. Vi que voce tentou ligar.
- Te liguei era quase duas da tarde, Fede.
- Mas pra mim ainda era de manha...
- ... (griladissimo, fareijando mutreta) Entao ta Fede, apareco mais tarde.
- Ate.
- Ate!

Quarta-feira, 19.00, Casa do Estudante:
Estou no meu quarto me preparando e conversando com dois amigos, quando batem na porta. Abro:
- Oi Kristi.
- Oi Thiago.
- Como foi ontem? Desculpa, mas eu tava muito cansado, nao rolava de ir so.
- Nao tem problema. Vi seu amigo la.
- Qual amigo?!!!
- Aquele loirinho, baixinho, que veio aqui no dia do carnaval.
Nao e possivel! O cara nao teve coragem de me falar que foi? Meu melhor amigo? Muita sacanagem! Eu tava entre dar murro na parede e chorar, entre humilhado, sozinho longe de casa, e palhaco.
Mostrei uma foto que tenho com o Federico pro Kristi:
- Esse mesmo?
- Esse sim.
Eu, emputecido, quase corro com os 3 do meu quarto. E Kristi:
- Tem uma chance minima de eu ter errado, ne?

Quarta-feira, 19.15, Casa do Estudante, corredor:
- Alo, Federico?
- Eu.
- Voce foi no YAB ontem? Nao, porque se foi cara, e muita sacanagem!
Rindo:
- Nao fui nao, fiquei em casa. Por que?
- Um meu amigo diz que te viu la.
- Me viu? - rindo.
- Pode ser que tenha errado. - PUTO da vida!!!!
- Nao. Eu fiquei em casa mesmo.
- Entao ta - respirando muito fundo, muitas vezes, tentando acreditar. - Voce e meu melhor amigo, cara. Vou acreditar em voce. Daqui a pouco to ai. Te mais.
- Te mais.

Quarta-feira, 20.30, Casa do Estudante:
Toca meu cell:
- Thi, e o Federico.
- Daqui meia hora to ai.
- To esperando.
Eu tava com muita raiva, cara! Mas decidi que ia acreditar no Federico, e que ir controlar meu genio. Nao vou discutir, nem perguntar nada. Vai ser de boa hoje.

Quarta-feira, 21.15, casa dos meninos:
Clima meio tenso. Lorenzo, Luca e os outros vendo futebol na televisao. Federico e eu jantando, na mesma sala da TV. So os meninos falavam. Eu, silencio, mas ficava tentando disfarcar; nao toquei o assunto YAB, nem ninguem. Federico estranho, tenso, puxando sutilmente o saco, de um jeito que so psicologo, desculpa a arrogancia, poderia perceber. Deixo quieto.

Quarta-feira, 23.10, Red Garter:
Viemos todos no carro do Federico. Pegamos as cervejas e sentamos, comecamos a jogar conversa fora, todos, de boa.
E chegam duas meninas. Se apresentam a mim, os meninos pareciam ter visto, tipo, "ontem". Eu, discreto pra ninguem mais ouvir, pergunto:
- Lorenzo, sao as gurias de Pisa, conhecidas do Federico, que foram ontem com voces no YAB?
- Sim, sim. Sao elas.

Quarta-feira, 24.30, Red Garter:
Uma das meninas comeca a falar comigo. Nao me lembro o nome dela.
- ...entao voce e Brasileiro? Legal! O Federico falou ontem a noite de voce, que pena que voce nao foi com ele pro YAB.
- O Federico foi pro YAB ontem?
- Sim.
EU QUERIA MORRER; COMECEI A SENTIR FRIO, MAS O ROSTO QUENTE, O SANGUE SUBIU PRA CABECA TOTAL. MINHA PERNA DIREITA COMECOU A TREMER, A PRESSAO SUBIU TANTO QUE ATE O OLHO DEU TRELA. MINHAS LENTES ESTAVAM DESCOLANDO E EU FICAVA PISCANDO PRA NAO CAIREM, mas disfarcando, tipo politico:
- Pois e, se eu soubesse teria ido tambem.
E gelei. Virei pr'um canto, pra parede (a gente tava de rodinha, em pe) e nao consegui mais olhar pra baixo. Nao tava dando pra segurar, entao so respondia o que me perguntavam, nao conseguia rir, mal olhava na cara do povo pra falar. Na cara do Federico eu nunca mais olhei.
A gente, depois disso, canta duas musicas no videoke. Eu tentando segurar a onda: tinha me prometido que nao ia fazer barraco, que nao valia a pena. Nao troquei mais nenhuma palavra com o Federico.
Aguentei as pontas, mas tava na cara que eu nao tava bem. Eu tinha ate mudado de cor. Meu estomago ta no fim, quase ulcera nervosa...a gastrite nervosa ta me matando.
Luca, que de vez em quando sumia com o Federico ou cochichavam entre eles, veio atras de mim duas vezes perguntar se eu tava legal. Eu respondia que sim, dava um sorriso amarelo, e virava a cara, saia de perto.
Vou no banheiro uma outra vez, e vem Federico e Luca. Federico nao tem coragem nem de me olhar.
- Tudo bem, Thi?
- Tudo otimo.
Nao olho pra ele e saio do banheiro, e falo pros outros:
- Gente, tenho que ir. Amanha cedo tenho que falar com meu orientador.
Federico e Luca ainda sumidos.
- A gente vai tambem. - disse Lorenzo
Quando Federico e Luca chegaram ja estavamos todos de casacos.
E eu, pra me despedir das meninas:
- Que pena que ontem nao rolou o YAB. Se eu soubesse que o Fede tinha ido... (Jogando no verde, porque nao era possivel! Queria ter entendido mal!)
- Pois e! Da proxima vez combina antes com ele, ou ele te chama.
Entao ele foi MESMO. MEU "MELHOR AMIGO" nao so arruma toda essa palhacada, falou pr'os meninos mentirem pra mim desde demanha, mas mente pra mim, e nessa descaracao toda?!

Quarta-feira, 01.30, fora do Red Garter:
O Red fica mais ou menos no centro, uns 15 minutos a pe da minha casa.
Me separo dos meninos sem olhar pra eles, fingindo que era por distracao, fucando no telefone . Me chamam, inclusive Federico:
- Thiago, onde voce vai? O carro ta de ca!
- Deixa quieto, eu vou a pe mesmo, minha casa e aqui do lado.
- Que isso, ta frio - disse Federico.
- Nao precisa nao. - E sem parar de andar, e sem olhar pra tras (dei sò uma giradinha rapida mas nao olhei pra cara de ninguem, nem vi meu "melhor amigo"), continuei falando que nao importava, e indo pra casa desceu a primeira de muitas lagrimas. Humilhacao. Desgosto.
...

Quinta-Feira, 22.50, agora, Casa do Estudante:
Lorenzo e Federico sabiam que eu estava na facul hoje toda a manha. Eu sabia que eles tambem estariam la. Por volta do meio dia vejo de longe os dois de costas. Finjo que nao vi, entro na sala e dou uma volta enorme. Saio pelo outro lado da faculdade.
Meu "melhor amigo" nao me escreveu, ligou, procurou. Nao teve e nao tem moral pra ser honesto comigo, pra me dizer "cara, hoje to afim de sair com esse pessoal aqui, a gente se organiza pra outra vez", ou "nao gosto de sair com voce", "te acho chato", "tenho vergonha de sair com voce porque voce e brasileiro e esquisito e tem roupas absurdas". Nao teve carater pra dizer "desculpa Thiago, agi mal", "sei que errei". Nao teve e nao tem moral pra assumir que foi (e se a historia fosse so ate aqui pra mim ja seria absurda o suficiente pra quebrar o pau e lavar tonelaaaaaadas de roupa suja - mas talvez a amizade sobrevivesse no final, como de outras vezes). Mentiu descaradamente no telefone, jantou na mesma mesa, olhou pra mim la toda a noite e nao foi homem o suficiente pra dizer e verdade.
Desde quando ta mentindo? O que eu fiz pra esse cara me sacanear assim?
Agravante da coisa: meu primeiro e "melhor amigo" da Italia. Praticamente meu "irmao" e minha "familia" aqui. Modelo de referencia e comportamento. A mae dele lava minha roupa, esqueci uma cueca da ultima vez que fui la, e ela lavou e recusturou. O pai dele chora quando eu falo do meu povo do Brasil. Eram minha familia aqui.
NAO SEI SE CONSIGO ME SENTIR PIOR NESSE MOMENTO. Preconceito, desprezo, curtindo comigo. Falsidade absurda. Ha quanto tempo a coisa e assim? E eu nunca me toquei!
Nao foi homem pra brigar comigo contando a verdade, e assim talvez salvar a amizade.
E assim jogou ela no buraco.
...
...com isso eu entendo muita coisa que ja aconteceu...
E o palhaco aqui chamando isso de irmaozinho.
Ja chorei, ja tive dor de estomago e cabeca.
Agora to so me sentindo sozinho e patetico.
...
Nao sei se quero que voces comentem esse post, caso voces tenham tido saco pra ler tudo.
Quero ir embora daqui.


Nenhum comentário: