26/08/2002

18/08/02: VOLTEI DA PRAIA, E ISSO E UM ALIVIO

Olha eu aqui de novo gente, cheguei em Florença ontem a noite, debaixo de um diluvio que nao deveria existir num verao mediterraneo. Depois de 15 dias de praia, isto é, de trabalhar na praia, eu jà nao via mais a hora de por meus pés em casa. Na verdade minha paciencia acabou bem antes, no fim da primeira semana.
Pra quem nao sabe eu estava trabalhando com um grupo de deficientes mentais e fisicos, de férias, em Riccione, no Mar Adriàtico. Eu estava acompanhando 2 rapazes, com problemas diferentes. Tudo bem, foi minha primeira experiencia pràtica no "meu campo"...assistencia social é mais parecido com psicologia do que servir mesas de bar, mas foi também a experiencia mais estressante e de maior responsabilidade que eu jà assumi em toda minha vida.
Nunca imaginei de poder ficar tao exausto e nervoso, e em tao pouco tempo! Mas o problema principal nao era os rapazes com quem eu estava, ou os horàrios a seguir, era a organizaçao da coisa.
Eu fui mandado pra aquele lugar com 2 rapazes que absolutamente nao poderiam estar juntos, com problemas muito diferentes, incompatives. Sò prà dar uma idéia, um era um menino que nao parava de falar por nem um segundo, o outro era surdo mudo!!! Nenhum critério foi usado pra escolher nem os rapazes nem os educadores (meu cargo, sò por citaçao - educador, EU?!). Ninguém me perguntou se eu "falava" surdo mudo. Eu nem sabia que um deles era surdo mudo! Se a Xuxa soubesse o tanto que ela me ajudou nesses ultimos 15 dias acho que ela me cobraria porcentagem ou copyright: nao sei por qual razao, mas quando eu era pequeno eu aprendi o alfabeto surdo mudo com uma musiquuinha dela ("A de amor, B de baixinho, C de coraçao..."). E foi com isso que eu sobrevivi.
Sò isso de problema? Nao! Tinha o dono do hotel que parecia um sargento, a esposa dele, a mulher-mà-vontade, e uma camareira psicotica com disturbo de ansia e sindrome de ataque de panico. PAREM DE RIR QUE E SERIO!
Jà no oitavo dia, quando me falavam que eu tinha sido muito competente em segurar a situaçao dos meninos, com toda a ajuda que eu consegui achar (pouca), meu reflexo era uma semi làgrima que começava a se formar. Uma semana ainda!!!
Pois é, agora passou, eu envelheci 10 anos em 2 semanas, estou um pilha de nervos e vou descarregar tudo na reuniao que a gente vai fazer...HAHAHAHA, me aguardem.
Mas soterrada, bem là em baixo, bem difìcil de achar, tem a parte boa de tudo: fiquei 2 semanas na praia mais famosa da Itàlia pra nao dizer da Europa, mega cheia de gente e de nightlife (da qual nao participei… AAAAAAAAAAAAAAAAAH!!!), hotel por conta, comida por conta, praia e sol por conta, Aquafàn (um daqueles parque aquàticos gigantes com todos aqueles escorregadores enormes, com rio pra descer com bòia e tudo mais) por conta e Mirabilandia (parque temàtico imitaçao da Disney) por conta. Eu fui numa daquelas montanha russas em que a gente fica com os pés dependurados, sentado num tipo de cadeirinha; mais de 30 m de altura, mais de 200 Km/h, uma parte subterranea, mais de 10 vezes de cabeça prà baixo...em 1 minuto e 50 segundos.
Mas me sobrou uma pergunta martelando na cabeça: como eu faço pra sair desse clima pesado que està me mastigando?

Nenhum comentário: