20/08/2010

Terça Feira sao DEZ ANOS DE ITALIA!!!


Feliz? Triste? Saudade!
Na quarta vamos nos reuinir, todo mundo que ja passou pela minha vida, pra fazer um brinde!
Saudade de Goiania, viu!? Amo voces todos!

05/08/2010

-19!!!

Faltam 19 dias pra 10 anos de Italia!!!!!

18/07/2010

I dreamt I dwell in marble halls...

...a minha versao.

Acordei abraçado com o travesseiro. Tenho estado muito carente. Todo mundo que eu amo està longe, e nao està sendo facil. Ontem a noite falei um tempao no Brasil pelo Skype, e foi muito forte. Desabafei, falei que ta dificil.
E aì sonhei.
Sonhei que estava a passeio, que era uma viagem de familia. Sonhei que tava todo mundo la nesse lugar, tios, mae e pai com respectivos marido e esposa, avos, primos. Viagem a antiga.
O lugar era tipo um super aeroporto, ou hotel, ou estaçao espacial. Era alto, muito chique, muito exclusivo. O chao do hall era de marmore, poltronas enormes forradas com tecidos antigos e preciosos. Eramos hospedes, todos felizes juntos, nessa viagem.
A diretora desse hotel è a atual diretora da loja onde eu trabalho...no sonho ela veio encher o saco, e eu nem olhei, nem passei raiva. Virei e sentei com outras pessoas.
Tava todo mundo la passeando. E eu estava muito bem.

"...e eu sonhei também que voce ainda me ama do mesmo jeito..."

16/07/2010

O tempo passa devagar, o tempo passa depressa.

Passa devagar quando voce nao vem.
Passa devagar sem ninguem.
O tempo passa devagar longe.
Passa devagar aqui,
e voce la.
Passa devagar quando nao è setembro.
Passa devagar quando faz calor,
e quando faz muito frio.
Antes do fim do mes,
Antes de resolver problema.
Antes de dar abraço.
Antes de descançar o cansaço.
Passa devagar quando os projetos sao muitos.
Passa muitas vezes devagar.
E passa depressa.
Depressa quando o abraço existe.
Depressa quando o amor aconteçe.
Quando os compromissos passaram,
e antes de ver, ja voltaram.
Depressa juntos.
Depressa depois, parece ontem de tao depressa.
O coisinha safada o tempo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
DIA 24 DE AGOSTO DE 2010 - DEZ ANOS DE ITALIA!!!!

21/06/2010

E' bom ganhar na Italia

Que delicia ganhar jogo da copa morando aqui. Todo mundo torce contra, que pesadelo!!! Mas quando o Brasil ganha, nossa, que felicidade! Orgulho. Sei la. Nao è futebol. E' amor a patria. Nao sei explicar. E' muito bom!
CONTINUEM GANHANDO!!!! VOCES GANHAM O SUFICIENTE PARA ME FAZER FELIZ GANHANDO ESSES JOGOS!!!!!

11/06/2010

O que o Brasil tem exportado?!

Puta que pariu?!?!?!
"Bate com a bunda"?!?!?!?!?!
NAO, FALA SERIO!!!!!!!!!!!!!
Que porra é essa? Vergonha de ser brasileiro diante uma coisa assim.
Tem que rir pra nao chorar viu!

04/06/2010

Etapas


Concluir etapas é sempre importante. Grandes emoçoes, faz parte de crescer e virar gente grande, o que quer que isso continue sendo em 2010.
Atingir metas abre espaço para metas novas, para novos horizontes, com mais sorrisos, mais alivios, mais coragem, mais força.
Conquistar objetivo da reconhecimento pessoal, ajuda a ir atras de outras metas em maneira mais leve, mais sabia, mais conciente e mais completa.
Pequenos passos nao tao pequenos assim. Balanço de dez anos de Italia daqui ha menos de tres meses.
Vitoria!

14/05/2010

Coisas legais da Italia

Conheci umas pessoas do nada ontem. Fui pedir informaçao num guiche, e comecei a bater papo. Ouvi "...blà blà blà show do Rufus Wainwrigth blà blà blà...". E perguntei quando era, se sabiam se tinha ingresso ainda.
O show era hoje, tinham um ingresso sobrando. Me deram.
O show foi OTIMO! Quem nao conhece o cara, tinha que conhecer. Procura logo, è bom!
Tava sentado do lado do cara que ganhou um programa de TV pra cantores, e tinha um apresentador da MTV na fila da frente. Puxei assunto com umas mulheres, e batemos um papao sobre o Brasil e o show do Caetano Veloso em junho aqui.
Atè onde eu sei, sò na Italia è assim. E isso è bom!

11/05/2010

Scuola Guida

Pois enfim, me matriculei numa auto escola. Carteira de moto. Vamos ver o que acontece. Em breve, poderei dar caronas a pessoas sozinhas e sem bagagem!!! Todo mundo pra praia!!! (todo mundo hehehe, eu e mais uma outra pessoa no maximo!)

08/05/2010

O significado da bagunça

Desde que foram embora, nao limpo e nao arrumo. Nao jogo fora sacolinhas abandonadas, pacotes rasgados, notinhas fiscais...coisas que acabam no lixo na hora de arrumar a mala. Nao dobro lençois, nao ponho os guarda-chuvas no lugar. Nao arrumo o sofà, nao mexo em nada.
Como se a memoria nao pudesse desaparecer, como se tudo ali fosse importante, fosse lembrança de vida, de amor, de ontem.
Arrumar tudo vai significar recomeçar sem, do zero, sozinho. Vai ser joga-los fora. E eu nao quero. Ou ao menos, nao estou pronto pra isso: me lembrar das lembranças ligadas as coisas fisicas, e seguir avante sem bagunça, sem galinhada, sem pao de queijo...

06/05/2010

Meu Deus, que tristeza!

Minha mae e meu irmao foram embora hoje de Florença. Deixa-los no aeroporto e esperar que fossem embora foi a coisa mais triste que eu poderia imaginar. Estou muito mal mesmo. Nao achei que fosse doer tanto assim.
Saber o tanto que sempre quis que viessem, e saber que nao sei quando vou reve-los...è muito dificil pra mim. Mesmo.
Estou escrevendo aqui porque nao sei o que fazer. Estou me sentindo muito sò, nao sei se alguem vai ler esse post, mas preciso desabafar, tentar transformar esse vazio em algo; que sejam palavras. Que tenham um significado. Pra que a dor tenha um significado.
Eu amo muito minha familia. AMO. E preciso deles.
Foi realmente muito bom have-los aqui na Italia comigo, na minha casa, nos meus espaços, na minha vida. Foi a segunda vinda do meu irmao em dez anos, e a primeira da minha mae. Foi lindo.
Vai ficar saudade. Ja ficou. Saudade demais.

05/05/2010

Que ansiedade...

...eles vao embora amanha!!!
Passou tao rapido!!! Duas semanas que eu mal vi passando! Tanto tempo de expectativa, planos, emoçoes. E passou tao rapido que mal nos demos conta!
Foi tao bom, me senti tao bem. Nossa...mas como passa assim tao rapido o tempo hein? PQP!!!
Enfim, amanha a tarde minha mae e meu irmao voam de novo pro Brasil, e nao sei ainda quando vou reve-los. Espero no fim do ano, mas nao tenho certeza de nada. Vao deixar muita saudade.
Foi bom demais, mas voou!
:_)

02/05/2010

Viajando com a familia!

Pois è, familia è familia, atè mesmo, e sobretudo, debaixo de chuva. Amanha vamos a Milano e terça vamos a Veneza. Tomar chuva, alem de fazer turismo. Estiveram hoje em Pisa, a ver a torre, e tomar chuva. Gostamos de chuva? Enfim...

Semana passada o tempo coolaborou mais: estivemos em Roma e em Assis, e foi realmente otimo.

Familia è otimo, apesar dos pesares, quando e se existirem. E chove.

21/04/2010

Goianidade

Recebi esse texto por e-mail de uma amiga. TINHA QUE POSTAR. Obrigado Cleo!!!

'Dorei sô
O sotaque das goianas deveria ser ilegal, imoral ou engordar...
já que tudo que é bom, tem um desses horríveis efeitos colaterais...
como é que o falar lindo e charmoso ficou de fora ???
Por que Deus, que sotaque!
Goiana devia nascer com uma tarja preta avisando: Ouvi-la faz mal a saúde.
Confesso: esse sotaque me desarma.
Certa vez, quase propus casamento a uma goiana que me ligou por engano.
Elas tem um ódio mortal das palavras completas, preferem, sabe-se lá por que abandoná-las no meio do caminho.
Os não-goianos, ignorantes nas coisas de Goiás, supõem, precipitada e levianamente, que os goianos vivem apenas de uais, trens e sôs. Mas vai além disso!
Goiana não fala que o sujeito é competente, ele é 'bom de serviço'.
Nunca usam o famosíssimo 'tudo bem'. Sempre perguntam 'Ce tá boa?' (pra mim, isso é pleonasmo, perguntar se uma goiana ta boa é desnecessário).
O verbo 'mexer', para as goianas tem amplos significados, quer dizer por exemplo, 'trabalhar'.
Se lhe perguntarem: 'Com o que q o ce mexe?', querem saber o seu oficio.
Goianas não dizem 'apaixonado por'. Dizem, sabe-se lá por que, 'sou doida nele' (ele, no caso, pode ser você, um carro, um cachorro). Elas vivem apaixonadas 'com' alguma coisa. Também não gostam do verbo 'conseguir', aqui você nunca consegue nada, você não 'da conta'.
Que goianas nunca acabam as palavras todo mundo sabe. E um tal de 'bunitim, fechadim, pititim'.
Não caia na besteira de esperar um 'vamos' completo de uma goiana, vc não ouvirá nunca. É u tal de 'vamo', 'bora'.
Preciso avisar à língua portuguesa que gosto muito dela, mas prefiro, com todo respeito, a goiana.
Aqui certas regras não entram.
O supermercado nunca tá lotado, sempre tá 'cheim de gente', não faz muitas compras, compra um 'tanto de coisa'. Se, saindo do supermercado, a goianinha vir um mendigo e ficar com pena, suspirará: 'Ai, gente, que dó'. É provável que a essa altura o leitor já esteja apaixonado pelas goianas. Goiano não arruma briga, 'caça confusão'.
Capaz... Se você propõe algo e ela diz: capaz!! Vocês já ouviram esse 'capaz'? É lindo. Quer dizer o quê? Sei lá, quer dizer 'ce acha que eu faço isso'? com algumas toneladas de ironia... E o 'nem', já ouviu?? Completo ele fica: 'Ahhh nemmmm!' Significa amigo, que a goiana não vai fazer o q vc propos de jeito nenhum.
Sou, não nego, suspeito. Minha inclinação é para perdoar, com louvor, os deslizes vocabulares das goianas. Goiana não pergunta, 'vc não vai?' A pergunta goianamente falando e: 'Ce não anima de ir?'.
O plural, então, é um problema. Um lindo problema, mas um problema. Se vc em conversa falar 'Fui lá comprar umas coisas.', a goiana retrucara: ' Ques coisa?' O plural dá um pulo, sai das coisas e vai para o que.
A fórmula goiana é sintética. E diz tudo. Até o 'tchau' em Goiás é personalizado. Ninguém diz tchau pura e simplesmente. Aqui se diz: 'tchau procê', 'tchau procês'. É útil deixar claro o destinatário do tchau.
A conjugação dos verbos em Goiás têm lá seus mistérios.... LINDOS mistérios! E é por essas e outras que eu sou apaixonado pelas goianas, ainda não inventaram mulheres mais lindas e charmosas.

É isso ai gente, tchau procês!!!'

Vulcoes nao tem familia, por isso nao entendem

Vulcoes sao seres solitarios, ranzinzas. Sao fechados, amargos, guardam tudo dentro por anos. Sao sozinhos, nao tem amigos, parentes ou vida social. Ninguem se sente confortavel perto deles, e nao è pra menos. Estao sempre de mal humor, a ponto de explodir e destruir tudo.
E è por isso, inveja, que o vulcao da Islanda deu esse chilique. Porque minha mae e o meu irmao estao vindo me ver aqui na Italia, e tem escala em Paris.
Esse vulcao ta tentando sacanear a gente.
Talvez voce consiga vulcao, mas eu acredito em karma, e voce vai se fuder num outro plano, em outra vida!!!

19/04/2010

Comunhao

Nunca tinha imaginado a sensaçao. E nem sei explicar. Abraço de alma.

14/04/2010

Blog di ricette????

Hoje um meu amigo italiano me escreveu perguntando se isso aqui era um blog de receitas, pelo nome. Talvez seja: tem varios ingredientes ca e la, tem varios modos de fazer, tem quase 10 anos de tempo de preparaçao.
E' uma receita estranha, magica. Cada um pode fazer como quiser, pode ler e pode misturar como quiser, pode pensar e rir e chorar juntos como quiser, acresentando chavenas de lagrimas e de sorrisos.
E' um livro de receita experimental. Cronico, mas experimental.
E com essa receita voces criam um brasileiro na italia. Tem muitos. Muito diferentes, mas os mesmos.

13/04/2010

Muito tempo depois

Pois è, o tempo passa, o tempo voa.
Pequenos imigrantes crescem, expectativas mudam, projetos aumentam, coisas se ajustam.
Muito tempo atras, quando escrever blogs era vanguarda, eu escrevia aqui.
Muito tempo atras, eu era um brasileirinho na Italia, e muito tempo atras deixei de escrever.

Agora resolvi retomar a situaçao. Em agosto de 2010, serao 10 anos de vida na Italia. 10 anos de saudade, de aventuras, tristezas, alegrias e conquistas.

Pra comemorar e relembrar esses 10 anos de vida, um terço de vida praticamente, recomeço a postar, numa nova versao 2.0 do antigo blog: mais maduro, mais ponderado, mais livre tambèm. Uma nova versao da esquizofrenia queijo/pimentao. Esquizofrenia de boa!!!